Artigo escrito por Luciana Lezira Pereira de Almeida, Luiz Cláudio Soares Tatagiba, Joaquim Pessanha Rocha, Luiz Ricardo Bastos, Paula Cristina Ribeiro, Ronaldo Pinheiro da Rocha Paranhos, apresentado na EXPOSOL 2008.
A soldagem unilateral é uma técnica onde os cordões de solda são aplicados somente por um lado da peça. É utilizada em aplicações que envolvem difícil acesso, em situações que a peça não pode ser virada. Em ambos os casos, obtêm se penetração total no primeiro passe de solda, evitando-se a subseqüente operação de goivagem e soldagem no outro lado da peça.
Uma das técnicas de soldagem unilateral utiliza o suporte cerâmico. Este tipo de suporte tem a capacidade de suportar a elevada temperatura da poça de solda quando no estado líquido, evita a formação de gases durante a soldagem e proporciona um acabamento adequado do cordão de solda, isento de defeitos. O suporte cerâmico é utilizado em vários segmentos da indústria de base (fabricantes de equipamentos) como: caldeiras, vasos de pressão, equipamentos siderúrgicos, navios, plataformas de petróleo, etc.
O uso do suporte cerâmico em operações de soldagem apresenta um forte impacto tecnológico, pois reduz o número de passes de solda, reduz o volume do metal depositado, elevando a produtividade e reduzindo os custos da operação de soldagem.
Arquivo: Tamanho 0,2 MB em pdf. 11 páginas e 7 figuras.
Textos relacionados:
Custos em soldagem uma visão prática
Clique aqui e baixe o arquivo: Avaliação de formulações para suporte de solda cerâmico