Metalurgia

Trincas: Causas e métodos de prevenção em aços estruturais soldados.

Trabalho escrito por: Erivelton Marques da Silva, Eduardo Francelino Kitsuda, Robson Silva dos Santos e Antonio Fernandes da Costa.

Este trabalho tem como objetivo apresentar os principais tipos de descontinuidades ou defeitos na soldagem dos aços estruturais, suas causas, propagação e prevenção, dando ênfase a soldabilidade dos aços estruturais, ou seja, a possibilidade de trincas na soldagem dos aços estruturais.

Dos defeitos que podem ocorrer durante um processo de soldagem, sem dúvida o mais grave refere-se ao surgimento de trincas.

São descontinuidades, ou fissurações geradas por tensões de tração, que podem ter suas origens em processos de obtenção de chapas (laminação, trefilação), ou por tensões externas ou tensões causadas pelos ciclos térmicos dos processos de soldagem, e se desenvolvem em regiões fragilizadas, com baixa deformação plástica, o que impede a absorção dessas deformações.

Diferentes tipos de trincas são associadas a soldagem, tais como: trinca a frio, trinca a quente, trinca lamelar, trinca de liquação.

Arquivo: Tamanho 0,89 MB – 31 páginas

Textos relacionados:

Trincas

Fissuração a quente

Descontinuidades em Juntas Soldadas

Clique aqui e faça download deste trabalho sobre Causas e métodos de prevenção de trincas em aços estruturais soldados.

SHARE
RELATED POSTS
Estudo da influência do aporte térmico nas propriedades mecânicas no metal de base do aço AS150 através da soldagem pelo processo de solda MAG
Calculadora de Taxa de Corrosão
Análise das regiões de uma junta soldada com e sem adição de calor através do Pré e Pós – aquecimento

Deixe seu comentário

*