Artigos Inspeção de Soldagem / Procedimentos

Requisitos para Requalificação de Soldadores Conforme – ASME IX

A validade e consequente requalificação de Soldadores é um assunto que gera muitas dúvidas aos profissionais do controle de qualidade e demais setores responsáveis pelo controle das qualificações dos soldadores.

Aos soldadores vale ressaltar que a sua qualificação é valida somente na empresa em que trabalha. Ou seja se o soldador for trabalhar em outra empresa deverá ser feita uma nova qualificação.

A norma ASME IX, que trata de Renovação de Qualificação de Soldadores. Determina que a validade da qualificação do soldador é de 6 meses.

Quando qualificamos um soldador estamos verificando sua habilidade em executar a soldagem com qualidade, dentro de uma faixa de parâmetros similares como processo, materiais de base, consumíveis, etc.

Levando isto em consideração percebemos que a norma também utiliza dessa premissa para requalificar o soldador.

A norma diz que o soldador continua qualificado (ou é requalificado) se dentro desse prazo de 6 meses executa uma soldagem dentro dos parâmetros qualificados em uma peça ou equipamento, e que esta soldagem tenha obtido resultados satisfatórios nos ensaios feitos na solda, com por exemplo: Visual, Liquido Penetrante, Partículas Magnéticas, Ultrassom ou Raio X. Sendo preferíveis os ensaios volumétrico como US e RX.

Ainda conforme a norma, e também como boa prática de qualquer sistema de qualidade, para que está situação tenha a efetiva validade, deve ter uma evidência da soldagem e seu respectivo resultado de ensaio.

Muitas empresas e sitstemas de qualidade acabam por criar um Mapa de Qualificação de Soldadores, onde controlam todas as qualificações de seus soldadores e suas respectivas requalificações.

Porem caso a empresa não tenha nenhuma evidência da execução de uma soldagem com realização de ensaio pertinente, então deverá realizar uma nova qualificação como determinado pela norma , ou seja, com a soldagem de novo corpo de prova e realização dos respectivos ensaios.

A Certisolda, empresa do Grupo Infosolda, realiza tanto a qualificação de soldadores, quanto auxilia com consultoria para criação de sistema de controle e acompanhamento de qualificações. Caso necessário realizamos também o treinamento de aperfeiçoamento de soldagem para os profissionais através da Treinasolda

Marcus Gimenes

Tecnólogo em Soldagem – MBA

Assessoria técnica completa na área de soldagem para sua empresa. Atendemos todo o Brasil e Exterior.

A Infosolda tem ministrado  cursos corporativos presenciais, observando todos os protocolos de segurança contra o COVID-19.

Solicite um Orçamento

CONTATOS 11 3683-0364 / 3683-0754 /  96378-0157 / treinasolda@infosolda.com.br

SHARE
RELATED POSTS
Avaliação de integridade no gasoduto Bolívia-Brasil
Elaboração da EPS n° 34 – Soldagem para gasodutos terrestres
Soldagem GTAW – TIG
12 Comentários
  • Cristiane
    outubro 14, 2020 at 5:49 pm

    Toda e qualquer empresa que possui processos de soldagem, têm obrigatoriedade de qualificar o soldador conforme normas referenciais?

    • outubro 26, 2020 at 12:10 pm

      Ao adotar uma norma de construção, essa lhe ditará as regras de como tratar seus procedimentos de solda e seus soldadores.

  • tiago
    maio 4, 2020 at 3:05 pm

    Quantos corpos de prova para qualificação de soldador preciso fazer para tubo de 1/2 polegada?

    • maio 11, 2020 at 3:33 pm

      Boa tarde Tiago
      Você precisará de 3 tubos de 1/2 polegada par acada posição de soldagem segundo o código ASME seção IX

  • Jerri de Araujo
    janeiro 7, 2020 at 7:53 am

    Após qualificação do soldador, qual o tempo que se deve guardar o corpo de prova. Pode ser eliminado após os END e resultado da qualificação?

    • janeiro 7, 2020 at 8:36 am

      Bom Dia Jerri
      Normalmemte guarda-se por 3 meses, ou de acordo com seu manual ou instruções de qualidade

  • jonas
    novembro 14, 2019 at 10:50 am

    Apenas um relatorio de EV ou Lp, já é sulficiente para requalificar o soldador, pois sao documentos comprobatórios que o profissional continua em atividade. O que há é, um abuso por parte de alguns N2 de soldagem, que obrigam e exigem US e RX e aproveitam e geram novas documentaçoes (sem necessidade) afim de embutir nos preços

    • novembro 18, 2019 at 2:32 pm

      Bom dia Jonas
      segundo o Código ASME, quando empregamos soldadores em atividades criticas, o exame por RX ou Us é essencial para a renovação, já em outras atividades de menor importância, você pode adotar outros critérios de renovação da qualificação de Soldador e operador de Soldagem.

  • estagio
    julho 23, 2019 at 4:10 pm

    Victor boa tarde e obrigada pelo contato,

    Segundo as normas ASME e AWS, os soldadores são qualificados através das empresas que os contratam e ou o mesmo presta serviços, ou seja, não é possível qualificar o soldador como particular, somente a empresa solicitando a qualificação. A documentação é feita em nome da empresa com logotipo e CNPJ da mesma. Caso a empresa onde trabalha deseja cotação, peço que nos mande o e-mail corporativo para envio de um pequeno questionário para colhermos informações p/ elaborar a proposta.

    Estou à disposição para quaisquer esclarecimentos.
    treinasolda@infosolda.com.br

    A equipe Infosolda agradece por sua mensagem!

  • Alexander
    abril 10, 2019 at 1:49 pm

    Muito importante essa observação!

  • Alberto
    abril 10, 2019 at 1:35 pm

    Oi Marcus, quer dizer que minha empresa pode fazer renovações de Soldadores a Custos Baixos

Deixe seu comentário

*