Artigos Notícias

Soldagem por Eletrofusão e Termofusão de Polímeros (Tubos de PEAD)

Leia o artigo de Leonardo Silva, Nedilson da Rocha e Ricardo Soares sobre Soldagem por Eletrofusão e Termofusão de Polímeros (Tubos de PEAD).

Os polímeros são utilizados pela humanidade desde a antiguidade. Em torno de 1000 a.C., os chineses obtêm um verniz extraído de uma árvore chamada Rhus vernicflua. Este verniz foi amplamente utilizado em móveis na forma de revestimento impermeabilizante aumentando a durabilidade dos mesmo até a década de 50. Os processos para obtenção sintética de materiais poliméricos foram viabilizados somente no início do século XX. A década de 1920 marcou oficialmente o início de uma nova era nas descobertas relacionadas aos materiais poliméricos, com pesquisas relacionadas aos mecanismos de polimerização de moléculas orgânicas na Alemanha. (Quevedo, 2016)

O polietileno é produzido por vários processos, originando produtos para diversas aplicações, como filmes, artigos soprados, peças injetadas, produtos rotomoldados, chapas, tubos, fios, e cabos etc. Os tipos de polietilenos mais comuns são: PEAD (Polietileno de Alta Densidade), PMEB (Polietileno de Média Densidade), PEBDL (Polietileno de Baixa Densidade Linear) e PEBD (Polietileno de Baixa Densidade). (Mesquita, 2010)

Esses materiais apresentam características e propriedades tais como: elevadas resistências térmica e química, alta resistência a variação de temperatura, boa aplicabilidade em elevadas temperaturas de uso contínuo, fácil processabilidade através dos métodos tradicionais de transformação, elevada e notável durabilidade dos produtos feitos nesses materiais, entre diversas outras propriedades que tornam os polímeros de alta tecnologia os materiais do futuro. (Quevedo, 2016)

Para fazer o download e continuar lendo o artigo informe seu nome e email no formulário abaixo.

    SHARE
    RELATED POSTS
    6ª SEMANA TECNOLÓGICA DE METALURGIA – 2020
    Noxis planeja construir refinaria em Sergipe
    Estão abertas as inscrições para o Vestibular FATEC-SP 2° SEMESTRE 2019

    Deixe seu comentário

    *