Notícias

Firjan SENAI volta a certificar profissionais de solda e tem demanda aquecida

Aumenta a demanda por Certificação de profissionais de Solda no Centro de Exames de Qualificação Firjan SENAI (Cequal), no Instituto SENAI de Tecnologia (IST) Solda. Desde fevereiro de 2021, a Firjan SENAI é acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO a certificar diretamente esses técnicos.

Em 25 anos, o Cequal já realizou mais de 25 mil atendimentos. “A grande procura é porque estamos mais competitivos. Temos recebido muitos elogios pela qualidade e pelo atendimento”, conta Rodrigo Moura, gerente Operacional dos IST Solda e do Automação e Simulação, e da Firjan SENAI SESI Vicente de Carvalho.

“O que nos inspira é a diferença que estamos fazendo na vida das pessoas. Um inspetor de solda certificado tem orgulho de ver o nome dele no banco de profissionais da Firjan. E representa muito para uma empresa ter um inspetor de solda certificado”, avalia Ricardo Barreto, coordenador do Cequal no IST Solda. Além da Certificação do Inspetor de Solda nível 1, o Centro de Exames também é acreditado pela CGCRE/INMETRO nas Certificações de Soldadores de Polietileno e Pintores Industriais N1.

Para conseguir a Certificação, o profissional precisa cumprir pré-requisitos definidos, como acuidade visual, além de ter aprovação em programas de treinamento. Cumprindo todos os pré-requisitos, ele poderá marcar as provas teórica e prática, presenciais. “São profissionais que já têm experiência em solda e querem se certificar no nível de inspeção 1, para encontrarem oportunidades em indústrias que exigem a Certificação”, explica Moura.

Inspetores certificados são contratados pelas grandes empresas em vários segmentos, como petroquímico, papel e celulose, cimenteiro e subaquático, exemplifica Barreto. Inclusive, o profissional que escolhe e é aprovado pela Certificação da Firjan SENAI é inserido no banco de profissionais disponível, onde as diversas empresas dos segmentos podem consultar a qualificação dos trabalhadores.

“O relacionamento da federação com as indústrias é importante na hora da escolha do profissional. O nosso diferencial é a modernização do processo e a não exigência do candidato fazer o curso na Firjan SENAI”, pontua Moura. Mas se o interessado ainda precisar de qualificação, poderá se inscrever em um curso nas unidades Firjan SENAI.

https://firjansenai.com.br

SHARE
RELATED POSTS
Reações exotérmicas usadas para desfazer juntas adesivadas
Treinamento de Aperfeiçoamento em Brasagem em Cobre com Foscoper
CURSO O SUPERIOR EM MECÂNICA NA FATEC
8 Comentários
  • Certificação FIRJAN SENAI
    abril 5, 2023 at 11:50 am

    Bom dia!

    Para maiores informações sobre certificação e recertificação de Inspetores de Soldagem N1 – Firjan Senai, segue Whatsapp ou e-mail de contato:
    (21) 96781-5103
    certificacao@firjan.com.br

  • Bruno Brito
    novembro 22, 2022 at 10:08 pm

    Boa noite!
    Vcs fazem recertificação de inspetor de solda N1?

    • estagio
      novembro 23, 2022 at 3:47 pm

      Ola Bruno Brito, entre em contato com a FBTS para a recertificação caso você não trabalhe para a Petrobrás temos um treinamento sobre práticas de qualificação se lhe interessar.
      Equipe Infosolda agradece o contato. !!!

  • Vagner
    outubro 2, 2022 at 12:13 pm

    Boa tarde , queria informações a respeito do curso preparatório n1 solda …

    • estagio
      outubro 3, 2022 at 4:41 pm

      Ola Vagner, nos indicamos entrar em contato com a agência que ministro o curso.

      Equipe Infosolda agradece o contato. !!!

  • Rui lima dos Santos
    junho 17, 2022 at 5:07 pm

    Boa tarde quero me qualificar em N1 de soldagem fiz o curso pela fbts como faço para poder pedir as provas ?

    • estagio
      junho 20, 2022 at 11:10 am

      Ola Rui lima dos Santos, nos indicamos entrar em contato com a agência que ministro o curso para Você para a solicitação da provo e certificado.

      Equipe Infosolda agradece o contato. !!!

    • estagio
      outubro 3, 2022 at 4:40 pm

      Ola Rui lima dos Santos, nos indicamos entrar em contato com a agência que ministro o curso para Você para a solicitação da provo e certificado.

      Equipe Infosolda agradece o contato. !!!

Deixe seu comentário

*