Notícias

Firjan SENAI volta a certificar profissionais de solda e tem demanda aquecida

Aumenta a demanda por Certificação de profissionais de Solda no Centro de Exames de Qualificação Firjan SENAI (Cequal), no Instituto SENAI de Tecnologia (IST) Solda. Desde fevereiro de 2021, a Firjan SENAI é acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO a certificar diretamente esses técnicos.

Em 25 anos, o Cequal já realizou mais de 25 mil atendimentos. “A grande procura é porque estamos mais competitivos. Temos recebido muitos elogios pela qualidade e pelo atendimento”, conta Rodrigo Moura, gerente Operacional dos IST Solda e do Automação e Simulação, e da Firjan SENAI SESI Vicente de Carvalho.

“O que nos inspira é a diferença que estamos fazendo na vida das pessoas. Um inspetor de solda certificado tem orgulho de ver o nome dele no banco de profissionais da Firjan. E representa muito para uma empresa ter um inspetor de solda certificado”, avalia Ricardo Barreto, coordenador do Cequal no IST Solda. Além da Certificação do Inspetor de Solda nível 1, o Centro de Exames também é acreditado pela CGCRE/INMETRO nas Certificações de Soldadores de Polietileno e Pintores Industriais N1.

Para conseguir a Certificação, o profissional precisa cumprir pré-requisitos definidos, como acuidade visual, além de ter aprovação em programas de treinamento. Cumprindo todos os pré-requisitos, ele poderá marcar as provas teórica e prática, presenciais. “São profissionais que já têm experiência em solda e querem se certificar no nível de inspeção 1, para encontrarem oportunidades em indústrias que exigem a Certificação”, explica Moura.

Inspetores certificados são contratados pelas grandes empresas em vários segmentos, como petroquímico, papel e celulose, cimenteiro e subaquático, exemplifica Barreto. Inclusive, o profissional que escolhe e é aprovado pela Certificação da Firjan SENAI é inserido no banco de profissionais disponível, onde as diversas empresas dos segmentos podem consultar a qualificação dos trabalhadores.

“O relacionamento da federação com as indústrias é importante na hora da escolha do profissional. O nosso diferencial é a modernização do processo e a não exigência do candidato fazer o curso na Firjan SENAI”, pontua Moura. Mas se o interessado ainda precisar de qualificação, poderá se inscrever em um curso nas unidades Firjan SENAI.

https://firjansenai.com.br

SHARE
RELATED POSTS
Plataforma de Cursos EAD Infosolda
Binzel do Brasil completa 30 anos de atividades
Inversores para eletrodos revestidos compactos e super leves ESAB Handyarc

Deixe seu comentário

*