Escolas e Cursos

Fatec SP – Curso Superior de Tecnologia em Soldagem

 

São oferecidas 40 vagas/semestre para o período vespertino e 40 vagas/semestre para o período noturno.

Perfil do Profissional 

O tecnólogo em Soldagem é um profissional apto a desenvolver, de forma plena e inovadora, atividades da sua área e tem formação especifica para aplicação e desenvolvimento de pesquisa e inovação tecnológica,  difusão de tecnologias,  gestão de processos de produção de bens e serviços, desenvolvimento da capacidade empreendedora, manutenção das suas competências em sua sintonia com o mundo do trabalho.

As competências e habilidades conferem ao Tecnólogo:

– Realizar, especificar  e vistoriar projetos de produtos soldados;

– Elaborar procedimentos de soldagem;

– Treinar e Qualificar soldadores;

– Avaliar e emitir laudos técnicos;

– Elaborar Orçamentos;

– Planejar e coordenar ensaios destrutivos e não destrutivos;

– Desenvolver pesquisas para novos produtos e automação de processos de soldagem;

– Atuar na gestão empresarial, pesquisa, ensino e treinamento, dentro do seu campo profissional;

– Fiscalizar a Execução das atividades dos campos de atuação, tendo em vista a observação do cumprimento das leis, projetos, procedimentos e normas específicas de execução, controle tecnológica, segurança, qualidade, saúde e meio-ambiente;

– Desenvolver atividades de coordenação, orientação técnica, assessoria e consultoria, elaboração de licitação, orçamentos, perícia e parecer técnico.

Histórico

O curso, enquadrado no artigo 18 da lei N° 5540, de 28/11/1968, foi autorizado a funcionar pelo conselho universitário da UNESP. Em 23/06/1981, a Resolução UNESP Nº 19 alterou a denominação do Curso para “Curso Superior de Tecnologia Mecânica – Modalidade Soldagem”, atendendo à determinação contida na Resolução CFE Nº 12 de 30/12/1980. 

O parecer CEE N° 1005/82, foi favorável ao seu conhecimento, e o reconhecimento tornou-se efetivo com a expedição da Portaria Ministerial Nº 358, de 02/07/1982.

A partir de janeiro de 2011 o curso foi reestruturado e alterado a denominação para “Curso Superior de Tecnologia em Soldagem”.

O curso é ministrado em períodos semestrais, com programação de complementação em três anos para período vespertino e quatro anos para o noturno, com carga horária de 3.120 horas-aula e 240 horas de estágio supervisionado.

Estrutura Curricular

Disciplinas de Formação Básica:

– Cálculo, Química Aplicada na Soldagem, Termodinâmica, Eletricidade Aplicada na Soldagem, Geometria Analítica, Física Aplicada na Soldagem, Cálculo Numérico, Eletricidade e Eletrônica Aplicadas na Soldagem, Inglês,

– Estatística, Resistência dos Materiais. 

Disciplinas de Formação Humanística:

Humanidades, Comunicação e Expressão, Língua Inglesa e psicologia. 

Disciplinas de Formação Profissional: 

Processos de Produção na Soldagem, Físico-Química Metalúrgica, Tecnologia nos Processos de Soldagem e Corte, Desenho Técnico, Gestão Industrial, Metalurgia na Soldagem, Desenho para Soldagem, Tecnologia na Soldagem de Ligas Ferrosas, Tecnologia de Manufatura, Higiene e Segurança no Trabalho para Soldagem, Normas Técnicas Aplicadas na Soldagem, Tecnologia e Ensaios da Qualidade, Cálculo e Projeto de Elementos de Máquinas, Cálculo e Projeto de Estruturas Soldadas, Tecnologia na Soldagem de Ligas Não Ferrosas, Sistemas Flexíveis de Manufatura, Soldagem de Manutenção, Metodologia da Pesquisa Científico Tecnológica, Tecnologia de União no Estado Sólido, Tecnologia de Superfícies, Gestão Ambiental na Soldagem, Gestão da Qualidade.                    

Laboratórios:

Para as atividades de ensino e pesquisa o Departamento de Soldagem dispõe de laboratórios que possibilitam o estudo experimental dos conhecimentos relacionados à área.

Registro Profissional

É realizado no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura – CREA, que fiscaliza as atividades profissionais, de acordo com as atribuições concedidas.

Objetivo 

O Curso Superior de Tecnologia em Soldagem visa atender segmentos atuais e emergentes das atividades industriais, tendo em vista a constante evolução tecnológica. 

Estruturalmente, o curso é ministrado com base em projetos reais, estudo de casos em laboratórios específicos, aparelhados para reproduzir as condições do ambiente profissional, permitindo ao futuro tecnólogo participar de forma inovadora nos vários trabalhos de sua área e capacitando-o profissionalmente nas seguintes áreas: Projetos, Métodos e Processos, Produção, Planejamento, Inspeção, Gestão Industrial e Manutenção de Construções Soldadas,  Fabricação de Insumos e Equipamentos para Soldagem, Automação de Processos de Soldagem, Prestação de Serviços e outras atividades ligadas à área. 

                                 Laboratório de Robótica

INFORMAÇÕES

Praça Coronel Fernando Prestes, 30 – Bom Retiro – São Paulo – SP – CEP 01124-060

Tel: (11) 3322-2228 / Fax: (11) 3315-0383 / e-mail: solda@fatecsp.br

   www.fatecsp.br

 

 

 

 

 

SHARE
RELATED POSTS
Vestibular da FATEC-SP para o 2º Semestre de 2017 (inscrições no período de 11/05 a 12/06)
Ministrado mais um Treinamento de Solda Elétrica para Eletrodo Revestido
Infosolda ministrou o Curso Inspetor de Soldagem N1 em 2014

Deixe seu comentário

*