Dicas

Gestão de processos, materiais e mão de obra no centro dos debates do Solda Brasil 2015

________________________________________

SINDUSCON RIO – Rua do Senado, 213, Centro, Rio de Janeiro

________________________________________

Eficiência e produtividade na soldagem

Gestão de processos, materiais e mão de obra no centro dos debates do Solda Brasil 2015 

A Planeja & Informa e a Casa Viva Eventos realizaram no dia 26 de março último, na sede do SINDUSCON RIO, no Rio de Janeiro, o 4º Seminário Nacional de Tecnologia e Mercado da Soldagem – SOLDA BRASIL 2015. Questões como a produtividade e a competitividade das empresas, a partir de problemas como a falta de mão de obra especializada e o desenvolvimento tecnológico estiveram no centro dos debates, que reuniram cerca de 100 pessoas, entre palestrantes e participantes.

A escassez de mão de obra qualificada no Brasil, em quantidade e qualificação, nas mais diversas aplicações de soldagem, notadamente nos grandes projetos envolvendo a Petrobras e Setor Naval, foi apontada como um dos maiores obstáculos aos cronogramas de importantes projetos para o desenvolvimento dessas áreas e da própria indústria nacional.

Na visão da Associação Brasileira de Soldagem (ABS), por exemplo, os indicadores apontam como causa da escassez da mão de obra para as atividades de soldagem questões sociais, logística para ensino, falta de profissionais de ensino, baixo investimento da indústria na formação ou associação com entidades de ensino e de formação e muitas outras que podem ser identificadas regionalmente devido à descentralização destes projetos.

Qualidade e Produtividade na soldagem

Para provocar este debate, o 4º Seminário Nacional de Tecnologia e Mercado da Soldagem trouxe alguns questionamentos para os gestores, executivos, técnicos, pesquisadores, representantes do governo e da iniciativa privada: 

– Será que a mão de obra disponível “e descartada” está sendo avaliada por profissionais preparados e competentes nos Processos de Soldagem principais, tais como Eletrodo Revestido, Arame Tubular, MIG/MAG, TIG?

– Os Profissionais de Ensino, Supervisores de Produção, Equipes de Controle da Qualidade, Engenheiros, Técnicos e profissionais direta ou indiretamente envolvidos com as operações de soldagem têm conhecimento das principais Processos de Soldagem mencionados?

– Quem Controla a Qualidade e Produtividade na Soldagem?

Na avaliação da ABS, um soldador devidamente capacitado pode aumentar a produtividade em pelo menos 30% e também tem um impacto positivo na redução de descontinuidades e reparos das soldas. Se os gestores de produção e profissionais mencionados tiverem domínio dos Processos de Soldagem citados, será grande o ganho, contribuindo ainda para a minimização da escassez da mão de obra na soldagem. 

Entre outros especialistas, participaram do evento os seguintes profissionais e executivos do setor:

Alexandre Schwenck – Chefe da Seção de Solda do Estaleiro Brasa

Fabricio Aguiar Vieira Pinto – Representante da Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) – Engº da Montcalm

Jorge Aguiar – Vice Presidente de Relações Institucionais do SINAVAL

José Luis Cunha – Gerente de ENGENHARIA DA SAIPEM DO BRASIL

Ivan Fichel – Diretor da Elbras Eletrodos do Brasil

João Payão – Coordenador do PEMM-COPPE/UFRJ

Renaldo Augusto Correia – Supervisor Técnico Comercial da ITW Welding Brasil

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO E CONFIRA AS APRESENTAÇÕES E FOTOS DO SOLDA BRASIL 2015

Link de transferência
http://we.tl/oRlHoDJI5Q  

Link de transferência
http://we.tl/MnvkYEOzgz

Realização

Planeja & Informa Comunicação e Marketing

SITE: www.planejabrasil.com.br / BLOG: http://planejabrasil.wordpress.com/

carlos.emmiliano@gmail.com / Informações para a Imprensa: (21) 2262.9401 e 2215.2245

 

SHARE
RELATED POSTS
Só na MECÂNICA 2016 você encontra:
Projetos levam compradores qualificados à Mecânica Nordeste
Mecânica Nordeste 2016 já tem inscrições abertas e gratuitas para o público

Deixe seu comentário

*