Notícias

Cooperação alemã-brasileira oferece vagas para curso de aperfeiçoamento voltado a profissionais de soldagem (de acordo com normas internacionais)

Projeto financiado pelo Ministério Alemão de Ensino e Pesquisa com finalidade de estabelecer novos cursos na área de soldagem com certificações internacionais para vários níveis de aperfeiçoamento profissional

O projeto “Técnica de Soldagem – Tecsol” é uma cooperação alemã-brasileira para o estabelecimento de novas estruturas de qualificação profissional no campo de soldagem. Tecsol foi desenvolvido pelo Ministério Alemão de Ensino e Pesquisa com a finalidade de oferecer empresas brasileiras a oportunidade única de participar de um treinamento de aperfeiçoamento profissional para atingir a qualificação de Especialista de Soldagem Internacional (International Welding Specialist) de acordo com as normas do IIW (International Institute of Welding).  As certificações são realizadas pelo Instituto Internacional de Soldagem (IIW) e pela Associação Alemã de Soldagem e Processos Relacionados (DVS).

O estado de São Paulo é a região foco do projeto, mas o grupo-alvo são todas as empresas brasileiras e multinacionais com soldagem na linha de produção, assim como profissionais autônomos. Por esta razão o curso destina-se aos tecnólogos, engenheiros, inspetores de soldagem ou até soldadores com vários anos de experiência.

O início do primeiro curso está planejado para novembro de 2019. Esse curso piloto completo é financiado pelo projeto Tecsol, apenas as despesas de hospedagem e de viagens deverão ser assumidas pelos participantes.

Como o número de vagas é limitado, o projeto oferece 1-2 vagas para cada empresa interessada na participação. A seleção final dos candidatos será feita pelos parceiros do projeto Tecsol.

Após a finalização do projeto piloto, está planejada, a partir do segundo semestre de 2020, a introdução de diversos cursos de treinamento de acordo com as normas do IIW.

O curso “Especialista de Soldagem Internacional (International Welding Specialist)”:

 Consiste em 6 módulos – cada um com 1 semana de aula presencial.

Durante um período de aproximadamente 4 semanas entre os módulos, os participantes terão tempo para aprofundar a parte teórica via ensino a distância (e-learning).

Pré-requisitos para participação: 
– Profissionais de nível superior ou técnicos de soldagem
– Profissionais da área metalúrgica ou equilvalente com no mínimo 3 anos de experiência em soldagem

Para mais informações sobre uma possível participação no curso ou qualquer outra pergunta com relação ao projeto Tecsol, favor entrar em contato conosco (em português) através dos seguintes e-mails:

Carla von dem Bach-Zelewski

Gerente do Projeto Tecsol

bach-zelewski@gbb-gruppe.de

Verena Giraud

Coordenadora do Projeto Tecsol

giraud@gbb-gruppe.de

www.treino-tecsol.com

SHARE
RELATED POSTS
Parabéns aos profissionais da Soldagem
A ESAB brasil lança a plataforma interativa “ESAB soluções integradas”
Indústria Xperience traz especialistas para falar do conceito MAAS (Machine as a Service)

Deixe seu comentário

*