Luiz Gimenes

Luiz Gimenes – Faça Sua Pergunta Sobre Assuntos Gerais em Soldagem

Faça sua Pergunta sobre Assuntos gerais em Soldagem

Professor da FATEC-SP em Processos de Soldagem e Tecnologia de Fabricação, atua na área metalmecânica há mais de 30 anos, dedica-se profissionalmente á área de treinamento de pessoal e certificação de Processos de Soldagem e Soldador.

Professor do Curso de Pós-Graduação em Metalurgia e Inspeção de Soldagem no SENAI-SP

Especialista em Tratamento Térmico Após Soldagem.

Inspetor de Soldagem Americano e Membro do AWS CWI

Engenheiro Internacional de Soldagem IIW IWE

Gerente Geral do Site INFOSOLDA

Coautor do Livro Soldagem editado pelo SENAI, tem diversos trabalhos e artigos técnicos publicados.


A primeira home page dedicada à estas área de Soldagem Corte e END. Temos objetivos bem definidos:

  • Ser ponto de convergência da comunidade técnica da soldagem no Brasil
  • Ser um site técnico, disponibilizando informações sobre tecnologia
  • Divulgar Empresas e Fornecedores,
  • Informar os mais recentes acontecimentos, tendências e novidades

Se você necessita informações sobre soldagem e corte, vai encontrá-las em nossas seções.

SHARE
9 Comentários
  • Murilo Bellini
    setembro 4, 2019 at 7:50 am

    Boa Tarde Prof. Luiz Gimenes

    Sou Engenheiro de Produção. Eu estava pesquisando sobre tipos de chanfros para soldas e encontrei um artigo que você foi o orientador. Gostaria de sua ajuda.
    Qual a espessura máxima de uma chapa aço carbono que é permitido soldar sem chanfrar, ou seja, topo reto. Hoje montamos muitos flanges em cambotas, as chapas são de 1” e 1 ¼”, e nosso processo é chanfro em X.
    Só preciso mesmo de uma confirmação de um profissional da área me confirmando que essa espessura não é permitido soldar em topo reto.
    Tem alguma norma que especifica isso?

    • estagio
      setembro 10, 2019 at 1:48 pm

      Boa tarde Sr. Murilo

      A espessura máxima soldada, dependerá do seu projeto de junta e dos cálculos estruturais de acordo com a norma de projeto, quanto a capacidade de um processo de s soldagem penetrar na junta sem abertura de chanfro ou raiz depende principalmente do processo e da corrente ( amperes utilizados) de soldagem empregada, e nesse caso você deverá desenvolver um procedimento especifico de soldagem EPS.
      saudações

  • JOSÉ DE ALMEIDA
    junho 13, 2019 at 6:30 pm

    Boa tarde, estou com dificuldades para uma montagem soldada em aço 310 fundido e solibilizado, estamos usando o processo TIG e vareta de aço 310 mas não conseguimos a solda sem trinca.

    • junho 13, 2019 at 6:44 pm

      Boa Tarde José
      O 310 é um aço tipo superaustenítico e está propenso á trincas a quente, em alguns casos a solução é usar uma vareta de inconel ERNiFe-3, costuma dar bons resultados quando se tem esse tipo de problema, boa sorte.

  • fabio luis da cruz
    janeiro 24, 2019 at 11:16 pm

    Boa noite, qual a melhor maneira de soldar uma solda de topo reto de 5mm de espessura com abertura de 4mm usando mag.
    material. 3x108x516 ABNT1010/20..
    Gás argonio+4%CO²

  • Philypp Gutieres
    novembro 4, 2018 at 1:59 am

    Boa noite,
    Gostaria de discutir alguns pontos técnicos a respeito de solda aluminotérmica, solda essa hoje bastante difundida e usada no ramo ferroviário, em especial a tomada de temperatura no pré aquecimento, assunto esse que tem sido bastante questionável no que tange a tomada de tempo, a tomada de decisão um tanto quanto arcaica em relação a definição do ponto ideal de aquecimento no processo

    • Infosolda
      novembro 5, 2018 at 11:43 am

      Bom dia Sr. Philypp estamos abertos ás discussões, quanto ao tempo necessário para o pre aquecimento do trilho para depois iniciar a reação química que originará o metal fundido para a união do trilho , varia em função do seu procedimento, indicamos de 15 a 20 minutos de acordo com o tamanho e condições meteorológicas do local da soldagem

Deixe seu comentário

*