Higiene e Segurança

Limpeza e ordem

O pó em bancadas, parapeitos, rodapés e chão, sedimentado nas horas calmas e ao longo do tempo, pode prontamente ser redispersado na atmosfera do recinto pelo trânsito de pessoas e equipamentos, vibrações e correntes aleatórias.

O asseio é sempre importante; onde há materiais tóxicos, é primordial. A limpeza imediata de qualquer derramamento de produtos tóxicos é importante medida de controle.

Um programa de limpeza periódica, usando aspiração a vácuo, seja por aspiradores industriais, seja por linhas de vácuo, é o único meio realmente efetivo para remover pó e partículas da área de trabalho. O pó nunca deve ser soprado com bicos de ar comprimido. No caso de pós de sílica, chumbo e compostos de mercúrio, estas são medidas essenciais.

Não se pode manter um programa efetivo de saúde ocupacional sem que se assuma a constante preocupação com os aspectos totais de ordem e limpeza

Igualmente, no uso, manuseio e estocagem de solventes, o asseio deve incluir limpeza imediata de respingos ou vazamentos por pessoal que use equipamentos de proteção pessoal; o material empregado, como panos, trapos e papel absorvente deve ser disposto em recipientes herméticos e removido diariamente do local de trabalho.

Link Relacionado:

Soldagem – Coleção tecnológica SENAI – 1ª ed. 1997

SHARE
RELATED POSTS
Educação e treinamento de pessoal
Prevenção contra choques elétricos
Fumos metálicos

Deixe seu comentário

*