Metalurgia

Soldagem de alumínio – Uma abordagem teórica e prática na soldagem do alumínio série 5000 pelo processo TIG

Leia o Artigo Técnico escrito por Rodrigo Ráfaga de Souza instrutor de soldagem da escola SENAI de Jaú/SP.

Rodrigo comentou que a ideia de escrever este artigo partiu do treinamento para Olimpíada do Conhecimento realizada pelo SENAI, onde havia a necessidade de fazer soldagem TIG em alumínio naval com 100% de penetração, sem aberturas, chanfros ou dispositivos de auxílio, nas posições plana, horizontal e vertical, em juntas de topo, quina e ângulo.

Segue o Artigo:

A soldagem do alumínio sempre carregou algumas místicas aos iniciantes do mundo da metalurgia, assim como a dificuldade em obter padrões aceitáveis mesmo aos soldadores mais experientes. Na indústria, vem-se aplicando cada vez mais a melhoria na seleção dos processos, consumíveis e métodos para a união permanente desse metal de suma importância e valorização nos processos de fabricação. Para a realização da soldagem do alumínio pelo processo TIG, utilizou-se a liga AA 5052 H34 série naval com espessura de 3mm, material cujo possui alta resistência ao desgaste e ótima soldabilidade, tendo aplicações variáveis, desde a construção de embarcações, tanques de combustível a carrocerias de ônibus…

Clique Aqui e Continue Lendo o Artigo

SHARE
RELATED POSTS
Energia de Soldagem
Estudo sobre as características das propriedades do metal de base aço USI SAR55 e seu comportamento no processo de Solda MAG
Análise das regiões de uma junta soldada com e sem adição de calor através do Pré e Pós – aquecimento

Deixe seu comentário

*