Metalurgia

Energia de Soldagem

Artigo escrito por Annelise Zeemann, Engenharia Mecânica, D. Sc. Em Eng. Metalúrgica e de materiais no PEMM – COPPE/UFRJ, e Diretora Técnica da TECMETAL, que atua em análise de materiais e consultoria em engenharia mecânica e metalúrgica. 

Um parâmetro de grande importância metalúrgica é a ENERGIA DE SOLDAGEM pois, juntamente com as características geométricas da junta e com o nível de pré-aquecimento, é determinante nos ciclos térmicos impostos ao material e portanto nas possíveis transformações microestruturais e no comportamento da junta. Seguem alguns comentários sobre a energia de soldagem para quem se interessa por metalurgia. 

A quantidade de calor adicionada a um material, por unidade de comprimento linear, é o que se chama energia de soldagem, ou aporte de calor, ou aporte térmico, ou mesmo “heat input”, geralmente representada pelas letras E ou H e cuja unidade usual é em kJ/mm, sendo também apresentada em kJ/cm ou J/mm.

Arquivo: Tamanho 0,03 MB em pdf. 2 páginas – 1 figura.

Textos relacionados:

Energia de soldagem

Eficiência térmica

Clique aqui e baixe o artigo: Energia de Soldagem

SHARE
RELATED POSTS
Calculadora de Carbono Equivalente
Estudo da influência do aporte térmico nas propriedades mecânicas no metal de base do aço AS150 através da soldagem pelo processo de solda MAG
Descontinuidades em Juntas Soldadas

Deixe seu comentário

*