Metalurgia

Calculadora de Carbono Equivalente

A temperabilidade de um aço carbono é determinada pelo teor de carbono e dos elementos de liga. Essa determinação é feita por equações que representam um teor de carbono equivalente, calculado a partir dos elementos de liga mais comuns e do teor de carbono chamado de carbono equivalente.

Assim como a soldabilidade de um aço carbono também é determinada pelo teor seu carbono equivalente. Quanto menor for o carbono equivalente, menor a probabilidade de ser obtida uma microestrutura martensítica e, conseqüentemente, melhor a soldabilidade do aço.

Conheça essa incrível ferramenta que calcula o carbono equivalente para você, apenas preencha as porcentagens de elementos de liga.

Clique aqui para acessar.

SHARE
RELATED POSTS
Avaliação preliminar da utilização do revestimento amorfo da liga Fe-Cr-Nb-B em chapas de aço aplicadas em caldeira de biomassa.
Soldagem dos Aços Austeníticos
ANÁLISE DE EVOLUÇÃO DO ESTADO DAS TENSÕES RESIDUAIS DE SOLDAGEM
3 Comentários
  • Edison Jamir .
    fevereiro 11, 2019 at 6:15 pm

    Boa tarde.
    Na formula acima o carbono é determinado pela informação emitida nos lotes de fabricação ou pelo ensaio metalografico tipo PMI?

    • Infosolda
      fevereiro 12, 2019 at 10:48 am

      Bom dia Edison, estamos encaminhando a sua solicitação à área responsável e em breve você receberá retorno por E-mail.
      A equipe Infosolda agradece o seu contato.

    • Infosolda
      fevereiro 15, 2019 at 1:26 pm

      Bom dia Edison,

      O valor é determinado para ser utilizado para se determinar a temperabilidade do aço entre outras propriedades. Você pode usar os valores do certificado de qualidade ou de um ensaio feito na própria peça como o PMI ou análise química, geralmente se utilizam os dados do certificado.

Deixe seu comentário

*