Metalurgia

Calculadora de Carbono Equivalente

A temperabilidade de um aço carbono é determinada pelo teor de carbono e dos elementos de liga. Essa determinação é feita por equações que representam um teor de carbono equivalente, calculado a partir dos elementos de liga mais comuns e do teor de carbono chamado de carbono equivalente.

Assim como a soldabilidade de um aço carbono também é determinada pelo teor seu carbono equivalente. Quanto menor for o carbono equivalente, menor a probabilidade de ser obtida uma microestrutura martensítica e, conseqüentemente, melhor a soldabilidade do aço.

Conheça essa incrível ferramenta que calcula o carbono equivalente para você, apenas preencha as porcentagens de elementos de liga.

Clique aqui para acessar.

SHARE
RELATED POSTS
METALIZAÇÃO DE VÁLVULAS EM FERRO FUNDIDO NODULAR
Características da ZTA
Aços de Alta Liga Resistentes à Corrosão II
3 Comentários
  • Edison Jamir .
    fevereiro 11, 2019 at 6:15 pm

    Boa tarde.
    Na formula acima o carbono é determinado pela informação emitida nos lotes de fabricação ou pelo ensaio metalografico tipo PMI?

    • Infosolda
      fevereiro 12, 2019 at 10:48 am

      Bom dia Edison, estamos encaminhando a sua solicitação à área responsável e em breve você receberá retorno por E-mail.
      A equipe Infosolda agradece o seu contato.

    • Infosolda
      fevereiro 15, 2019 at 1:26 pm

      Bom dia Edison,

      O valor é determinado para ser utilizado para se determinar a temperabilidade do aço entre outras propriedades. Você pode usar os valores do certificado de qualidade ou de um ensaio feito na própria peça como o PMI ou análise química, geralmente se utilizam os dados do certificado.

Deixe seu comentário

*