Imprimir

Dica sobre Soldagem Autógena

Escrito por treinasolda. Posted in Dicas

Um internauta fez uma pergunta esta semana 

..."Olá, se na solda autógena eu retirar um pedaço do metal de base e usar como metal de adição esta solda continua sendo uma solda autógena?

Por exemplo, antes de iniciar um processo de soldagem por TIG o soldador corta um pedaço da chapa do metal de base, e durante a solda autógena (caldeamento) ele usa o metal de base que ele cortou como metal de adição".

Resposta do Prof. Luiz Gimenes: ..."Sua pergunta é muito interessantes e vou explica-la em duas partes:

A soldagem autógena é quando você não usa a vareta com metal de adição apropriado para a soldagem, a soldagem é executada em um único passe, e portanto aplicável para chapas finas.

O uso de varetas obtidas através de cortes finos de chapas não é adequado pois não há elementos suficientes para desoxidar a poça de fusão da soldagem, por exemplo na soldagem de aços inoxidáveis há perdas de elementos químicos na fusão, principalmente cromo, dessa forma as varetas tem sempre mais liga que o metal base para compensar as perdas.

Caso o soldador faça essa soldagem a solda poderá sofrer corrosão por falta de elementos químicos, ou conter porosidade devido a falta de desoxidantes como Silício e manganês que são adicionados nas varetas de solda"..

Link relacionado:

http://infosolda.com.br/biblioteca-digital/livros-senai/metalurgia/135-soldabilidade-dos-acos-inoxidaveis.html

Dúvidas sobre solda? Mande um e-mail e teremos o maior prazer em ajudar

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

Assessoria técnica completa na área de soldagem para sua empresa. Atendemos todo o Brasil e Exterior

Será uma prazer apresentar nosso portfólio de produtos e soluções industriais

Tel.: (11) 3683-0364 / 3683-0754 (11) 96378-0157 / E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.