Imprimir

Dica: Soluções para produtividade em Soldagem

Escrito por treinasolda. Posted in Dicas

O prof. Luiz Gimenes  foi entrevistado esta semana por uma jornalista de um grande site sobre Soluções para Produtividade em Soldagem. As perguntas formuladas pela jornalista foram bem interessantes e gostaríamos de compartilhar com nossos internautas.

P: Quais as soluções existentes no mercado para aumentar a produtividade em soldagem

Resposta do prof. Gimenes: ..."Posso destacar duas principais formas de melhorar a produtividade: Melhorar o processo e/ou Melhorar as máquinas. O investimento em processo é feito através de transferência de conhecimento através  de consultores especializados, e o investimento em máquinas é feitpo em um segundo momento trazes de uma estudo de viabilidade econômica."

P: Quais os benefícios do aumento da produtividade do processo de soldagem?

Resposta do prof. Gimenes: ..."Nossas fábricas estão muito mal geridas e em todas as nossas consultorias os resultados são imediatos, pois há muito que fazer e pouco conhecimento das empresas no processo de soldagem, acredito que a mudança gradual é a melhor prática para um empresa que busca  a produtividade,  primeiramente começa-se ajustando o setor fabril com que se tem em mãos, treina-se os gestores engenharia e os operadores, faz-se a certificação e ajusta-se o processo, dessa forma a quantidade de peças produzidas aumenta-se drasticamente e diminui-se drasticamente o desperdício em horas sucata e peças ruins. Os principais passos  para atingir um mínimo de produtividade e qualidade são:

1- Fazer um diagnóstico do processo produtivo

2- Primeira fase você estabelece quais as metas da empresa e qual o orçamento para implantar as mudanças

3- faz medições do processo, criando-se índices de produtividade, os principais são: como número de horas trabalhadas, número de peças produzidas, quantidade de sucata, quantidade de horas desperdiçadas, quantidade de retrabalho

4- Desenvolvimento de processo

5- Treinamento e certificação do pessoal e processo

6- Criação e implementação de rotinas de trabalho e processo

7-Acompanhamento e ajuste de processo

P: Quais os custos envolvidos na adoção de produtividade pelo gestor?

Resposta do Prof. Gimenes: ..."Em processo os investimentos são basicamente em um consultor e pequenos acessórios e mudanças de layout, na área de consultoria em uma empresa de médio porte até 10 soldadores  o custo de consultor especialista gira em torno de R$20 mil, e um prazo de 1 a 3 meses. Os investimentos em pequenas mudança e acessórios são de pequena monta.

P: Como devem ser capacitados os soldadores que trabalham com o processo de soldagem?

Resposta do Prof. Gimenes: ..."O que se tem visto nas empresas é que o soldador ou fez um curso básico de soldagem ou a grande maioria aprendeu na fábrica sozinho sem um acompanhamento de um profissional e aprendendo uma serie de vícios danosos á operação de soldagem, nas industrias onde a soldagem é uma atividade de menor porte, a supervisão e engenharia também são proporcionalmente despreparadas e pouco valorizadas, dessa forma um consultor faz o treinamento e ajuste no processo para que a empresa obtenha resultados positivos. 

A maioria dos problemas enfrentados pelas empresas é não saber como o seu profissional está tecnicamente, pois não se utilizam de uma ferramenta imprescindível que é a certificação do soldador e sua manutenção através de normas de construção, o normas da família ISO 9000 deram um bom impulso nesse sentido, pois a Soldagem é considerada um processo especial, ou seja, esse processo após concluído não se pode saber com precisão se está com boa qualidade, desse forma  exige-se que esse processo seja monitorado, e assim ele poderá ter garantias mínimas de qualidade, e nisso também sem encaixa o soldador que faz parte desse processo e necessita ser certificado e monitorado.

O Treinamento deve ser feito baseado na experiência e exigência do processo produtivo e deve ser analisado caso a caso, na maioria dos casos os treinamentos para profissionais que utilizam processo semiautomáticos em posição de soldagem plana com mais de um ano de experiencia gira em torno de 8 a 16 horas além de um acompanhamento fabril de 1 mês para refinamento das técnicas de soldagem.

 Dúvidas sobre solda? Mande um e-mail e teremos o maior prazer em ajudar

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

Assessoria técnica completa na área de soldagem para sua empresa. Atendemos todo o Brasil e Exterior

Será uma prazer apresentar nosso portfólio de produtos e soluções industriais

Tel.: (11) 3683-0364 / 3683-0754 (11) 96378-0157 / E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.