Imprimir

Simbologia de soldagem - Dimensões da solda

Escrito por Infosolda. Posted in Simbologia de Soldagem

      As dimensões da solda são representadas por algarismos colocados ao lado do símbolo ou dentro dele e indicam a altura da perna da solda, a profundidade ou ângulo do chanfro a ser feito, a abertura da raiz, a penetração de solda ou garganta efetiva, o comprimento e o espaçamento do cordão de solda. 

 A medida da perna é colocada à esquerda do símbolo. Quando se tratar de solda executada nos dois lados, cotam-se os dois símbolos e as duas medidas, sejam elas iguais ou diferentes.

No caso de solda de pernas desiguais, as cotas devem indicar primeiro a altura da perna e depois o comprimento dela.

A medida do ângulo é colocada dentro do símbolo do chanfro. A medida da profundidade do chanfro a ser feito é colocada do lado esquerdo do símbolo.

Abertura de raiz é a distância, na raiz da junta, entre as duas peças a serem soldadas. A medida é colocada dentro do símbolo que representa a junta.

quando houver mais de uma indicação de medida, a ordem é: abertura de raiz e ângulo de chanfro 

A medida de penetração ou garganta efetiva é colocada à esquerda do símbolo de solda, entre parênteses.

A dimensões de comprimento e espaçamento, nesta ordem, são indicadas no lado direito do símbolo, separadas por um traço; o comprimento é conhecido pela letra L, da palavra inglesa "length", e o espaçamento é identificado pela letra P, de "pitch"; estas letras podem aparecer na descrição do projeto, com as indicações das respectivas dimensões.

 

O espaçamento de uma solda descontínua também é indicado à direita do símbolo; no caso de solda descontínua coincidente, o símbolo é colocado acima e abaixo da linha de referência. Adimensãodo espaçamento de uma solda descontínua intercalada também é indicada ã direita do símbolo, seguida pela dimensão do comprimento.

 se o comprimento da solda é total ou contínuo, não é necessário cotar; porém, se a solda é descontínua, a cotagem é obrigatória

 

 Link Relacionado:

Soldagem – Coleção tecnológica SENAI – 1ª ed. 1997