Imprimir

Simbologia de soldagem - Símbolos suplementares

Escrito por Infosolda. Posted in Simbologia de Soldagem

Símbolos suplementares

A simbologia de soldagem utiliza também símbolos suplementares para fornecer informações mais detalhadas a respeito do tipo de trabalho a ser feito.

 

As linhas múltiplas de referência são utilizadas para conter as informações a respeito das operações sucessivas de soldagem. A ordem em que essas operações devem ser executadas é determinada pela proximidade da linha em relação à seta; a primeira operação será aquela indicada pela linha mais próxima e assim sucessivamente.


O símbolo de solda no campo é representado por um triângulo cheio, ligado a um traço vertical e indica que a junta deve ser soldada no final da montagem do conjunto; isto acontece no caso de soldagem de conjuntos formados por peças muito grandes que só podem ser montadas na obra; a ponta do triângulo ou bandeira deve estar sempre em posição oposta à da linha de seta.


O símbolo de solda em todo contorno é representado por um círculo colocado na intersecção da linha de referência com a linha de seta e indica que todo o local ao redor da junta deve ser soldado; este tipo de soldagem geralmente acontece com junta em T.

O símbolo do cobre-junta é representado por um retângulo colocado acima ou abaixo da linha de referência, de acordo com a direção indicada pela seta, e pode conter o símbolo químico ou a classificação do material utilizado. Este símbolo indica que um material deve ser colocado na raiz da junta para servir de suporte para o metal fundido.

O símbolo com espaçador é um retângulo que indica a colocação de um material igual ao metal de base, que fará parte da fusão. O símbolo é colocado no meio da linha de referência e pode conter a indicação do material utilizado.

 

O símbolo de solda de um lado com projeção no lado oposto é representado por um semicírculo cheio e indica um excesso de solda exigido no lado oposto do cordão. O símbolo é colocado acima ou abaixo da linha de referência, conforme a exigência do desenho do projeto.

 

O símbolo de perfil de solda nivelado é representado por um traço horizontal colocado no símbolo de chanfro e diz respeito ao acabamento exigido para a solda. Quando o perfil nivelado é requerido, o cordão de solda deve ficar no nível da peça.


 

O símbolo de perfil de solda convexo é representado por um semicírculo colocado no símbolo de chanfro e significa que o cordão de solda deve apresentar um excesso de material.

 

 

O símbolo de perfil de solda côncavo é representado por um semicírculo colocado no símbolo de chanfro e indica que o cordão de solda deve apresentar uma concavidade ou depressão em relação à superfície da peça.


 

 

 Link Relacionado:

 

Soldagem – Coleção tecnológica SENAI – 1ª ed. 1997