Imprimir

Brasagem - Projetos de juntas

Escrito por Infosolda. Posted in Processos

Muitas variáveis devem ser consideradas nos projetos de juntas. Do ponto de vista mecânico, o projeto de uma junta brasada não é diferente de um projeto de qualquer outra peça. Recomendam-se normas quando há concentração de cargas, tensões, esforços estáticos e mecânicos, que se aplicam à usinagem ou a outros processos de fabricação.

 

O projeto de uma junta brasada tem requisitos específicos: a composição química do metal de base e do metal de adição, que pode ser similar ou dissimilar; o tipo de junta, que deve ser adequado ao produto final; e os serviços requeridos, que abrangem desempenhos mecânicos, condutividade elétrica, pressões, resistência à corrosão e temperatura de serviço.

tipos de juntas

Muitos fatores influenciam a seleção do tipo de junta a ser utilizada. Esses fatores incluem o processo de brasagem a ser utilizado, técnicas de fabricação antes da brasagem, número de itens a serem brasados, método de aplicação do metal de adição e os requisitos de serviços da junta.

Existem basicamente dois tipos de juntas que são utilizadas nas operações de brasagem: junta sobreposta e junta de topo.


abertura entre as peças

A abertura entre as peças é a distância entre as superfícies da junta a ser brasada. A distância entre membros similares é facilmente garantida em conjuntos em que as peças são submetidas a pressão ou ajustamento a quente. Em algumas peças, é necessário o uso de fios espaçadores, calços, marcação com punção, para garantir a abertura própria para um ótimo fluxo no interior da junta. Além disso, a abertura entre as peças brasadas deve levar em consideração as condições locais, isto é, temperatura ambiente e temperatura de brasagem.

Quando se utilizam materiais similares de massas aproximadamente iguais, a abertura antes da brasagem em temperatura ambiente é uma boa referência; no entanto, em materiais dissimilares, em que um deles tem maior expansão térmica, pode haver uma tendência a aumentar ou diminuirá abertura, dependendo da posição e da configuração do metal de base. A abertura também influencia a resistência ao cisalhamento.


Aabertura entre as peças tem uma grande influência no desempenho mecânico da junta brasada. Essa influência se aplica a todos os tipos de carga, incluindo estática, fadiga, impacto. É aplicada a todos os projetos de juntas.

  Link Relacionado:

Soldagem – Coleção tecnológica SENAI – 1ª ed. 1997