Imprimir

Aplicações dos tratamentos térmicos - ferro fundido

Escrito por Infosolda. Posted in Metalurgia

ferro fundido cinzento

No caso de ferro fundido cinzento, aconselha-se o alívio de tensões parcial e redução de dureza de no máximo 30%, com um patamar de 480°C e resfriamento em ar calmo. Uma temperatura de 590°C durante uma hora com resfriamento em ar calmo reduz substancialmente as tensões e a dureza. Para máxima redução de dureza na ZAC, promover aquecimento a 900°C e resfriar em forno.

 

ferro fundido dúctil

O ferro fundido dúctil, quando soldado, deve ter sua ductilidade restabelecida na região da solda; para atingir bons resultados, deve-se promover o alívio de tensões imediatamente após as operações de soldagem, sem deixar esfriar, seguido de resfriamento lento.

Quando se necessita de moderada ductilidade, um aquecimento a 480°C com resfriamento em ar calmo é o suficiente para diminuir a dureza da ZAC e as tensões internas. Caso se necessite de alta ductilidade, deve-se fazer o recozimento aquecendo o material até 900°C a uma taxa máxima de 55°C/hora, para um patamar de uma hora por polegada de espessura; em seguida, resfriar a uma taxa máxima de 55°C/hora, até 260°C e resfriar em ar calmo.

O recozimento sob alta temperatura dissolve os carbetos e transforma a bainita e martensita em austenita. O resfriamento lento favorece a formação de ferrita, perlita e a precipitação de carbono na forma de grafite.

 

 Link Relacionado:

Soldagem – Coleção tecnológica SENAI – 1ª ed. 1997