Imprimir

Acetileno

Escrito por Infosolda. Posted in Fundamentos

Acetileno ou etino é um hidrocarboneto que pertence ao grupo dos alcinos, apresentando uma ligação tripla entre os carbonos. Suas principais características físico- químicas estão no quadro.

 

Principais características físico-químicas do acetileno puro

Propriedades organolépticas

Incolor e inodoro

Fórmula molecular

C2H2

Massa molar

26.038 g/mol

Ponto de fusão

-81 °C

Ponto de ebulição

-84 °C

Densidade no estado gasoso

1,1749 g/L {0°C, 1atm)

Solubilidade em água

Pouco solúvel

Reatividade química

Combustível, altamente inflamável

 

O acetileno é muito solúvel em alguns líquidos devido à formação de dipolo hidrogênio do acetileno com oxigênio do solvente.

A solubilidade do acetileno num determinado solvente aumenta com a pressão e temperatura; porém, em água, a solubilidade do acetileno diminui com pressão baixa e aumento da temperatura. Em acetona, a solubilidade do acetileno é proporcional à pressão, portanto é o melhor solvente.

A mistura do oxigênio com acetileno (oxiacetileno) produz na queima uma chama, cuja temperatura pode atingir valores de até 3100°C.

O acetileno comum tem cheiro desagradável devido à presença de impurezas como a fosfina (PH3), arsina (AsH3), sulfeto de hidrogênio (H2S) e amônia (NH3).

O acetileno para fins industriais é sintetizado através da reação do carbureto ou carbeto de cálcio (CaC2) em água, de acordo com reações químicas, como: síntese do CaC2, em que o processo é realizado em forno elétrico, e hidrólise do carbeto de cálcio.

A produção do acetileno se faz em geradores, onde o carbeto de cálcio e água reagem, produzindo acetileno e impurezas. As impurezas do acetileno são: água em suspensão, ar atmosférico 0,2-0,4%, fosfina, sulfeto de hidrogênio, arsina e amônia e também podem aparecer hidrogênio, metano, monóxido de carbono, etc.

Um dos processos para melhorar a pureza do acetileno é passá-lo por uma torre de purificação que contém ácido sulfúrico (H2S04) e por outra com soda cáustica (NaOH). Em seguida, o acetileno é comprimido e atravessa colunas de secadores e finalmente é acondicionado em cilindros.

O acetileno é um gás, porém quando comprimido a pressões altas torna-se explosivo. Após estudos verificou-se que o acetileno dissolvido em líquido melhora

0  trabalho de compressão. A acetona caracterizou-se como melhor solvente para o acetileno na proporção de

1-volume de acetona para 25 volumes de acetileno(1:25).

 Link Relacionado:

Soldagem – Coleção tecnológica SENAI – 1ª ed. 1997