Imprimir

Gás carbônico

Escrito por Infosolda. Posted in Fundamentos

O gás carbônico ou dióxido de carbono ou anidrido carbônico é um composto molecular em que os átomos de oxigênio se ligam ao átomo de carbono através de duplas ligações.

 

A atmosfera terrestre encerra 0,03% em volume de gás carbônico. Atualmente, a grande quantidade de gás carbônico lançado na atmosfera tem afetado a dissipação de calor para fora da Terra; a dissipação de calor cria o chamado efeito estufa, que poderá causar uma elevação da temperatura do planeta com consequências danosas.

As principais características físico-químicas do gás carbônico encontram-se no quadro.

 

Principais características físico-químicas do gás carbônico

Propriedades organolépticas

Incolor e inodoro

Fórmula molecular

CO2

Massa molar

44 g/mol

Ponto de sublimação

-78,5°C

Ponto de ebulição

-79,10°C

Densidade no estado gasoso

1.8 x IO-3 g/cm3 (1atm. 20°C)

Solubilidade em água

1 litro de água a 0°C dissolve 1,713ml de CO; sob pressão de 1atm

Reatividade química

Estável mesmo sob altas temperaturas; não alimenta a combustão da grande maioria de substâncias; reage com água dando ácido carbônico; reage com hidróxidos dando carbonatos; etc.

 

obtenção de gás carbônico

O gás carbônico é obtido industrialmente por vários processos:

•   pela queima do carvão com excesso de oxigênio

•   pela combustão do gás natural, metano

•   pela decomposição térmica do calcário ou carbonato de cálcio (CaCO3) em fornos de produção de cal viva ou óxido de cálcio (CaO)

 •  pelo subproduto da fermentação alcoólica da sacarose (C12H22O11) tratada pelo lêvedo da cerveja na fabricação de etanol ou álcool comum (C2H6O)

 

armazenagem de gás carbônico

O gás carbônico produzido é em seguida comprimido em cilindros. Como o seu ponto de ebulição é baixo, ele acaba se liquefazendo; portanto, o conteúdo do cilindro é de gás carbônico líquido e gasoso.

À medida que é expulso do cilindro, o gás se vaporiza, passando para o estado gasoso. Nesse caso, é conveniente manter o cilindro sempre em pé para não permitir a saída de CO2 líquido.

aplicações do gás carbônico

 O dióxido de carbono apresenta um grande número de aplicações: em bebidas, é usado em grande escala para melhorar o sabor e conservação; em extintores de incêndio; como gelo seco para refrigerar sorvetes e carnes; para soldar pelo processo MAG; na preparação do bicarbonato de sódio para uso farmacêutico e alimentício, como fermento para o pão.

Link Relacionado:

Soldagem – Coleção tecnológica SENAI – 1ª ed. 1997