Imprimir

Oxigênio

Escrito por Infosolda. Posted in Fundamentos

O gás oxigênio é um composto molecular, oxigênio constituído por moléculas diatômicas. É o elemento mais abundante na natureza. O ar atmosférico encerra 21 % de oxigênio em volume e as águas dos oceanos, mares, rios e lagos contêm 89% de oxigênio em peso.

 

As principais características físico-químicas do gás oxigênio são resumidas no quadro.

 

Principais características físico-químicas do gás oxigênio

Propriedades organolépticas

Incolor. inodoro e insípido

Solubilidade em água

Pouco solúvel

Fórmula molecular

O2

Massa molar

32,00 g/mol

Ponto de fusão

-218,79°C

Ponto de ebulição

-182,95°C

Densidade no estado gasoso

1.429 x  10-3 g/cm3 (O°C)

Densidade no estado sólido

1,27 g/cm3 (-218,9°C)

Reatividade química

Comburente e oxidante

 O oxigênio reage facilmente com metais e não metais originando a oxidação e com compostos orgânicos, causando a combustão. Exemplos:

A combustão do acetileno (C2H2) com oxigênio (O2) resulta na denominada chama oxiacetilênica cuja temperaturaatinge3120°C,superior a outras combinações do oxigênio com outras substâncias como, por exemplo, oxigênio + propano: 2750°C; oxigênio + metano: 2730°C; oxigênio + hidrogênio: 2500°C.

 

o símbolo A indica aquecimento e o símbolo T indica desprendimento de gás

 

obtenção do oxigênio

O oxigênio é obtido industrialmente por dois processos: eletrólise e destilação fracionada do ar. A eletrólise ocorre pela passagem de corrente elétrica na água. O processo torna-se inviável economicamente por causa da energia elétrica que é de custo alto.

Outro processo é a destilação fracionada, feita por meio da liquefação, isto é, compressão e resfriamento do ar atmosférico na temperatura de -200°C. Quando o ar se torna líquido, faz-se a destilação fracionada.

 

 Link Relacionado:

Soldagem – Coleção tecnológica SENAI – 1ª ed. 1997