Imprimir

Introdução

Escrito por Infosolda. Posted in Livros SENAI

A coleção de tecnologia do SENAI-SP inicia-se com a publicação deste primeiro volume para a área de Metalurgia, dirigido, a princípio, a profissionais de nível médio, mas também à disposição de alunos de terceiro grau e engenheiros.

A decisão de publicar um livro de autoria compartilhada deveu-se, por um lado, à complexidade do assunto e por outro, ao desejo de garantir qualidade e dinâmica aos textos.

Esta obra apresenta, numa visão geral, conceitos e informações tratados de forma objetiva em linguagem simples e direta, e se divide em partes que contêm apenas a tecnologia referente ao tema, uma vez que a prática da soldagem será objeto de outra publicação.

Imprimir

Efeitos fisiológicos dos os gases e vapores

Escrito por Infosolda. Posted in Higiene e Segurança

Os gases e vapores causam vários efeitos no organismo humano, acordo com suas características; irritantes produzem inflamações nos tecidos que entram em contato direto, tais como pele, a conjuntiva ocular e as vias respiratórias. Os asfixiantes são substâncias capazes de impedir a chegada de O2 aos tecidos (H2S). Atua sobre o cérebro paralisando os músculos da respiração. 

Imprimir

Monóxido de carbono (CO)

Escrito por Infosolda. Posted in Higiene e Segurança

O monóxido de carbono origina-se da decomposição do dióxido de carbono usado ou formado nas operação de soldagem, especialmente no processo MAG, que usa dióxido de carbono como gás protetor

Imprimir

Dióxido de carbono (CO2)

Escrito por Infosolda. Posted in Higiene e Segurança

O dióxido de carbono é formado pela decomposição do revestimento ou da alma dos eletrodos e é usado no processo MAG como gás de proteção da soldagem. É considerado um gás asfixiante simples, ou seja, quando se aumenta sua concentração reduz-se a do oxigênio, sendo esta deficiência de oxigênio o que ocasiona o dano.