Imprimir

Solda por Fricção linear (FSW) na indústria aeronáutica

Escrito por Fabio Urzedo Silva. Posted in Processos de Soldagem

Leia o artigo técnico feito pelos alunos da Fatec-SP - Anael F. Junior, Alessandro A. Fracasso, Newton C. Pedrosa e Paola S. Silva

As novas tendências no setor da construção de estruturas mecânicas apontam para o desenvolvimento e utilização de estruturas metálicas como uma solução bastante favorável com vistas no desenvolvimento sustentável. A vantagem competitiva desta solução estrutural reside na comprovação da sua excelência em termos de comportamento físico e ambiental, como ainda, nas vantagens econômicas decorrentes da redução dos custos iniciais de construção e manutenção da estrutura. Ao lado dos aços, as ligas de alumínio perfilam-se como materiais concorrenciais em aplicações estruturais e estéticas, devido à sua leveza e excelente resistência à corrosão.

As Tecnologias de Soldagem, ratificadas como os procedimentos mais eficientes para a ligação de componentes metálicos, ganham deste modo um papel cada vez mais notável no setor da indústria aeronáutica. No estágio atual de desenvolvimento das tecnologias de união, o processo de Soldagem por Fricção Linear apresenta-se, talvez, como a solução mais promissora para superar alguns dos problemas usualmente associados à soldagem por fusão das ligas de alumínio. Este processo alia as vantagens decorrentes do processo tecnológico e qualidade das soldagens obtidas a benefícios ambientais, resultantes da possibilidade de eliminar emissões nocivas de gases e radiações, características da generalidade dos processos de soldagem por fusão.

 

Continue lendo: Solda por Fricção linear (FSW) na indústria aeronáutica

Arquivo: Tamanho - 1.41 MB em 32 páginas

Links Relacionados:

PROCESSO DE DEPOSIÇÃO SUPERFICIAL POR FRICÇÃO E SUAS APLICAÇÕES

SOLDA POR FRICÇÃO

SOLDAGEM POR FRICÇÃO - FRW