Imprimir

Solda a Ponto Plasma

Escrito por Infosolda. Posted in Processos de Soldagem

Leia o artigo técnico do aluno da Fatec-SP - Daniel Bottos Tomoyose

A indústria moderna, sempre em busca da competitividade, está continuamente evoluindo seus métodos e processos de fabricação. O processo de solda a ponto plasma é um dos processos inovadores que traz maior versatilidade ás etapas de fabricação industrial, principalmente na área de carrocerias leves, automotiva e aeroespacial. A possibilidade de executar soldas de alta qualidade em chapas sobreposta com acesso por um só lado, possibilita a elaboração de projetos com a diminuição da massa de veículos, melhorando aspectos econômicos, físicos e de impacto ambiental dos produtos fabricados.

Imprimir

Processo de Soldagem LASER HÍBRIDO GMAW

Escrito por Infosolda. Posted in Processos de Soldagem

 


Leia o artigo técnico dos alunos da Fatec-SP - Denison Almeida, Helder Casemiro e Edgar Dutra

O objetivo deste trabalho é apresentar o Processo Laser Híbrido GMAW em alguns setores da indústria como Naval e Automobilístico. Será demonstrado de forma clara e objetiva os processos individuais de Soldagem a Laser e GMAW. Finalmente, apresentaremos o funcionamento, as vantagens, desvantagens e a eficácia dos dois processos atuando em sinergia.

Imprimir

Modo de transferência por gota controlada

Escrito por Infosolda. Posted in Processos de Soldagem

Leia o artigo técnico dos alunos da Fatec-SP - Flávio Barbosa, Paulo Cesar Nunes de Aquino e Ricardo Taveira 

Os processos de soldagem vêm se desenvolvendo e aprimorando com grande velocidade nas últimas décadas, dada a necessidade de se melhorar o desempenho competitivo das empresas, através da redução de custos aliada ao aumento da produção, garantindo cada vez mais qualidade. Este desenvolvimento só tem sido possível graças às pesquisas desenvolvidas e ao advento cada vez maior da tecnologia eletro-eletrônica nos equipamentos e processos de soldagem.

Imprimir

GASES DE PROTEÇÃO PARA SOLDAGEM A ARCO ELÉTRICO

Escrito por Infosolda. Posted in Processos de Soldagem

Leia o artigo técnico do professor da Fatec - SP - Luiz Gimenes

O conhecimento da função de cada gás e como poderá influenciar sobre o processo de soldagem que está sendo aplicado poderá beneficiar muito o desempenho da produção. O gás de proteção tem um efeito significativo sobre vários parâmetros do cordão de solda como exemplo podemos citar que: é determinante na velocidade de soldagem e no perfil de penetração e aspecto do cordão, além de influenciar no aporte térmico, quantidade de respingos . Os gases de proteção fornecem uma vantagem competitiva na redução dos custos de fabricação e através do aumento da produção reduzindo taxas de rejeição e melhoria da qualidade.