Imprimir

Comparativo entre a produtividade e custo operacional dos processos de corte plasma convencionais e a tecnologia de corte plasma utilizando água como gás secundário.

Escrito por Infosolda. Posted in Processos de Corte

Artigo escrito por Daniel Adolpho do CETEC-SOLDA e Bruno Lualdi da Thermadyne.

O corte de metais é um dos pontos chaves para o processo produtivo de nossa indústria tendo como destaque a indústria naval e petroquímica.

No decorrer dos anos muitos equipamentos foram desenvolvidos com tecnologias cada vez melhores visando atingir a máxima produtividade e sobretudo equalizar a questão da velocidade de corte com sua respectiva qualidade.

As atuais tecnologias de corte plasma permitem que a questão qualidade de corte x produtividade ganhem um novo significado, em alguns casos substituindo com êxito para determinadas espessuras outros processos com características distintas como o laser e corte por jato de água com abrasivos.

Este trabalho tem por objetivo apresentar o Water Mist como alternativa quando comparados à processos mais onerosos.

Imprimir

Corte e goivagem pelo processo plasma

Escrito por Infosolda. Posted in Processos de Corte

Apresentação realizada pelo Prof. Edson Urtado do curso de Inspeção e   Automação em Soldagem do SENAI-SP Nadir Dias de Figueiredo.

A ionização dos gases gera elétrons livres e íons positivos entre os átomos de gás, quando isto ocorre, o gás torna-se eletricamente condutor, com capacidade de transportar corrente. Então, este se torna plasma, a forma de matéria mais abundante no universo.

Imprimir

Corte por Eletrodo de Grafite

Escrito por Infosolda. Posted in Processos de Corte

 

Texto realizado pelo Prof. Luiz Gimenes do curso de Soldagem da FATEC-SP e da pós graduação em Inspeção e Automação em Soldagem do SENAI Nadir Dias de Figueiredo.

O processo de corte por eletrodo de grafite utiliza uma tocha especial muito semelhante ao alicate do processo eletrodo revestido, adaptado com um orifício que direciona um jato de ar comprimido para a expulsão do metal líquido proveniente da poça de fusão formada pelo arco elétrico entre eletrodo e peça.

É empregado para remoção de raízes de solda imperfeitas, dispositivos auxiliares de montagem e soldas com defeitos.

Imprimir

Corte por Jato de Água

Escrito por Infosolda. Posted in Processos de Corte

Artigo escrito pelo Engº Roberto Joaquim e pelo Engº José Ramalho.

Desde os primórdios o homem busca na utilização de recursos naturais meios para satisfazer as suas necessidades. Dentre os recursos naturais em maior abundância, a água tem-se mostrado uma grande aliada nessa busca. Neste trabalho, nos ateremos à utilização deste elemento como meio de corte de materiais.