Imprimir

Apostila de acompanhamento prático

Escrito por Infosolda. Posted in Inspeção de Soldagem / Procedimentos

Apostila de acompanhamento prático escrita pelo Prof. Luiz Gimenes do curso de Soldagem da FATEC-SP e da pós graduação em Inspeção e Automação em Soldagem do SENAI Nadir Dias de Figueiredo.

Esta apostila tem o objetivo de promover o conhecimento sobre a física do arco, dos processos de soldagem e de seus consumíveis que são: Eletrodo Revestido e Arco Submerso, e dos processos de corte a grafite e corte a plasma, na forma executiva.

Imprimir

Manual para dimensionamento de tanques metálicos

Escrito por Infosolda. Posted in Inspeção de Soldagem / Procedimentos

Artigo escrito por Luis Dias Pereira.

Este manual demonstra com dimensionar um tanque metálico e também o detalhamento desse tanque, como o costado, teto, fundo, bocais e escadas.

Para desenvolver esse manual, foi consultado a norma API 650 do American Petroliun Institute, ABNT NBR 6123 – forças devido ao vento em edificações, ABNT NBR 7821 – Tanques soldados para armazenamento de petróleo e derivados. Estas normas especificam quanto ao dimensionamento do teto, fundo e costado, classificação, materiais utilizados, além de servir como fonte de consulta quando o projeto já vem especificado pelo cliente.

Imprimir

Manual prático para a implementação de uma I.E.I.S.

Escrito por Infosolda. Posted in Inspeção de Soldagem / Procedimentos

 

Artigo escrito por Felipe S. Oliveira, Glaucon Trevisan e Pedro Henrique Borges.

Neste artigo iremos mostrar um do manual prático para elaboração da I.E.I.S, mostrando o inicialmente o que é uma I.E.I.S., abordar os principais tópicos para elaborá-la e as limitações do uso do manual.

A sigla IEIS significa Instrução de Execução e Inspeção de Soldagem, e é neste documento que detalhamos todas as etapas de execução das soldas, desde a preparação até o teste final, selecionando processos e todos os testes aplicáveis para garantir a estanqueidade, integridade, resistência e estética da solda.

 

Imprimir

ASME IX EDIÇÃO 2013

Escrito por Leandro Peres Ferreira. Posted in Inspeção de Soldagem / Procedimentos

 

Resumo das mudanças mais importantes do Código ASME Seção IX de qualificação de Soldagem, Brasagem e Fusão da Edição de 2013.

Artigo escrito pelo professor Luiz Gimenes do curso de Soldagem da FATEC-SP e da pós graduação em Inspeção e Automação em Soldagem do SENAI Nadir Dias de Figueiredo, e pelo Tecnólogo em Soldagem Leandro Ferreira.

A edição 2013 da Seção IX começa um novo ciclo de publicações bienais do ASME Código de caldeira e vasos de pressão, as adendas serão anuais, ou seja, próxima será em 2014 que entrará em vigor no ano seguinte, e a próxima nova edição será publicada em julho de 2015, entrando em vigor em janeiro de 2016.