Imprimir

Avaliação de formulações para suporte de solda cerâmico

Escrito por Infosolda. Posted in Equipamentos e Acessórios

Artigo escrito por Luciana Lezira Pereira de Almeida, Luiz Cláudio Soares Tatagiba, Joaquim Pessanha Rocha, Luiz Ricardo Bastos, Paula Cristina Ribeiro, Ronaldo Pinheiro da Rocha Paranhos, apresentado na EXPOSOL 2008.

A soldagem unilateral é uma técnica onde os cordões de solda são aplicados somente por um lado da peça. É utilizada em aplicações que envolvem difícil acesso, em situações que a peça não pode ser virada. Em ambos os casos, obtêm se penetração total no primeiro passe de solda, evitando-se a subseqüente operação de goivagem e soldagem no outro lado da peça.

Uma das técnicas de soldagem unilateral utiliza o suporte cerâmico. Este tipo de suporte tem a capacidade de suportar a elevada temperatura da poça de solda quando no estado líquido, evita a formação de gases durante a soldagem e proporciona um acabamento adequado do cordão de solda, isento de defeitos. O suporte cerâmico é utilizado em vários segmentos da indústria de base (fabricantes de equipamentos) como: caldeiras, vasos de pressão, equipamentos siderúrgicos, navios, plataformas de petróleo, etc. 

O uso do suporte cerâmico em operações de soldagem apresenta um forte impacto tecnológico, pois reduz o número de passes de solda, reduz o volume do metal depositado, elevando a produtividade e reduzindo os custos da operação de soldagem.

Arquivo: Tamanho 0,2 MB em pdf. 11 páginas e 7 figuras.

Textos relacionados:

Custos em soldagem uma visão prática

Gases de proteção

Clique aqui e baixe o arquivo: Avaliação de formulações para suporte de solda cerâmico